segunda-feira, 10 de maio de 2010

PAN, PAN, PAN, PAN!

Pans: Um pouco pra lá e um pouco pra cá!

Hoje levantamos todos os áudios do disco em uma só plataforma. Ou seja, realmente entramos na fase final da mix, onde já estamos ajustando todos os volumes e pans finais.

Para quem não sabe o que é um pan, basta lembrar daquele antigo botão dos aparelhos de som, o "balance" ou balanço, como preferir. Virou pra direita, virou pra esquerda, e pode-se escutar canais diferentes de uma música. É o pan que define o que vai para cada lado, se uma guitarra irá tocar mais do lado esquerdo, ou se a voz estará mais no centro e por aí vai.

Esse tipo de coisa define muito como irá soar um disco, pois dependendo da "abertura"que dermos para um ou outro instrumento, acabamos definindo um tipo de estética sonora. Basta prestar atenção em como certas bandas organizam seus instrumentos nas músicas. Algumas deixam a bateria bem aberta, ressoando bastante sobre toda a música. Já outros seguram ela mais ao meio, causando um efeito mais "massudo". O mesmo acontece com guitarras e instrumentos de harmonia que acabam dominando (ou não) os espaços deixados.

Hoje mixamos 2 músicas. Está ficando incrivelmente bacana! E em relação aos pans, estamos utilizando-os de maneira que haja harmonia na entrada de cada instrumento, buscando uma estética que tem total a ver com as músicas e bandas que gosto de ouvir. Como referência não podem faltar Beatles, Oasis, Jet, The Verve! Bom né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário