domingo, 18 de julho de 2010

Em breve: Masterização.

Logo, logo!

Muitos me perguntam o que é masterizar, pois isso segue uma breve explicação. Em breves dias o disco todo irá para masterização. Estou feliz...

Masterizar é a última etapa do processo criativo de um álbum, o último momento para fazer a música soar tão bem quanto possível. Traduzindo, é a hora de dar uma pegada final em frequências, ganhos e espaços, para embelezar e produzir o melhor resultado. Em alguns casos, a masterização ajuda a fazer alguns reparos para corrigir pequenos problemas ou defeitos que ocorreram no processo de gravação (e isso certamente é algo que prezamos muito para evitar). Mas o objetivo real é fazer com que todas as faixas soem dentro de uma identidade única, fechando um projeto consistente e não projetos individuais.

O estúdio, equipamentos e engenheiro de som corretos para fazer a masterização é um dos quesitos mais importantes nesta etapa. Existem alguns muito bons pelo mundo todo, inclusive no Brasil. Mas quando se fala em rock and roll, é claro que a gente acaba sonhando com nomes e locais que estão a horas de vôo de São Paulo.

Masterizar este belo disco é mais um passo a ser dado e estou muito confiante na escolha que farei nos próximos dias. Aguardem: uma grande notícia vem por aí.

2 comentários: